Matérias

Terapias Alternativas e Espiritualidade para uma melhor Experiência do Paciente

PCC
Escrito por PCC em 17 de dezembro de 2018
Receba conteúdo exclusivo

Faça parte de nossa lista VIP

Ainda sobre o Patient Experience Summit, realizado pela Clevelad Clinic de 15 a 18 de maio de 2016, em Cleveland, nos Estados Unidos, tive a oportunidade de assistir o Dr.  Toby Cosgrove, CEO da Cleveland Clinic, falando sobre – “A Experiência do Paciente – Presente, Passado e Futuro”.

Ele citou que a experiência do paciente é uma jornada e que a qualidade dos cuidados de saúde é pautada em três questões:. A experiência clínica, a experiência do médico e experiência emocional.

Ele acredita ainda, que onde temos a maior oportunidade de melhorar, é na experiência emocional, pois muitas vezes os pacientes chegam aterrorizados ao hospital e desejam apenas ser tratados com carinho e cuidado.

Porém o stress do dia-a-dia deste ambiente, faz com que muitas vezes a equipe se distancie dessa realidade, e aí o paciente se torna somente mais um, mais um número, mais um atendimento, mais uma patologia, etc…

A experiência do paciente é algo amplo e não diz respeito só ao paciente, diz respeito também a equipe. Devemos cuidar de quem cuida, para garantir que todos tenham uma boa experiência.

A Cleveland Clinic tem um Programa chamado “Code Lavender” que é oferecido aos pacientes, familiares e  cuidadores (equipe assistencial).

Eles tem em sua equipe um capelão que visita os andares e percebe o nível de stress da equipe para endereçar os cuidados necessários a cada um (equipe, pacientes e familiares).

São tratamentos holísticos para eventos emocionais, com terapias de toque, reiki, terapias manuais, incluindo massagens e reflexologia, aromaterapia, música, arte terapia, acupuntura, além de apoio emocional e espiritual.

Vale ressaltar que esse apoio espiritual de forma alguma tem haver com crença religiosa.

O Beryl Institute produziu um artigo sobre o “Papel crítico da Espiritualidade na Experiência do Paciente”  entrevistando alguns profissionais da área para explorar essa questão.

O fato é que precisamos olhar de forma ampla para os valores, esperanças, preocupações e medos que acompanham um indivíduo em uma jornada de cuidado.

No artigo foi citado o efeito positivo da assistência espiritual para os doentes e as famílias, mostrando correlações significativas entre as visitas do capelão que ajudam os pacientes a alinharem os seus planos de cuidados com seus valores e promoverem uma cultura de respeito e dignidade, além de uma melhor satisfação do paciente, reduzindo a utilização de cuidados agressivos no final do vida.

Os pacientes são mais do que uma doença ou um corpo, eles possuem crenças e valores que não devem ser esquecidos no processo de cuidar, isso é a atenção centrada no paciente.

Portanto, o cuidado espiritual pode e deve ser disponibilizado aos pacientes, a família e profissionais de saúde que lidam com os desafios de uma saúde estressante num ambiente impulsionado muitas vezes sobre a doença e a perda.

Colocar o paciente no centro da experiência é  primordial, elevando o diálogo sobre não apenas o corpo, mas a mente e o espírito, transformando a vida das pessoas ou até mesmo o que ainda “resta” dela.

No cenário brasileiro, temos um longo caminho a trilhar!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOSSOS CLIENTES

Lefort
Sabará Infantil
Osvaldo Cruz
O design de serviço como ferramenta para o cuidado centrado no paciente
DF start
Santa Rosa
Real Portugues
Santa Paula
As tendências do Marketing Digital para a Experiência de Pacientes
Logo bp
Santa Catarina
Cancer
hospital Aliança
Santa Joana
Pro matre
BSL
Pfizer
EMS
Novartis
Shift
Pfizer
EMS
Novartis
Shift
Pfizer
EMS
Novartis
Shift
Pfizer
EMS
Novartis
Shift
Pfizer
EMS
Novartis
Shift
Novartis
Shift

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Patient Centricity Consulting

Patient Centricity Consulting é a primeira empresa especializada em experiência de pacientes no Brasil. Ajudamos as Organizações que atuam na área de saúde a entender, transformar e aprimorar a experiência do paciente, contribuindo diretamente para o seu desenvolvimento contínuo e sustentável.

Somos Associados ao Instituto de Experiência de Pacientes da Espanha, também líder no Mercado europeu. Nossos profissionais possuem grande expertise em Experiência de Pacientes e Clientes e contam com uma visão sistêmica do mercado de saúde.